Sistema automático de desensaque

Rankine Automatic Unpacking
  • Descarregador automático de sacos, equipado com sistema de dupla lâmina rotativa para abertura da embalagem, sistema de despoeiramento, esteira de alimentação automática, sistema de separação de produto e embalagem e compactador de sacos.
  • Fluxo: de 2 á 10 sacos/min. Equipamento hermético, totalmente fechado, equipado com sistema de despoeiramento, garantindo limpeza, menor perda de material e segurança operacional e de processo.
  • Equipamento totalmente automático controlado por CLP e software de controle e monitoramento garantindo precisão, confiabilidade e flexibilidade dos parâmetros do processo.
  • Dispositivos mecânicos instalados na parte exterior da máquina, sem contato com o produto.
  • Adaptado a vários tipos de sacos: papel, tecido, plástico, etc.
  • Elimina contato do operador com o produto sendo adequado para aplicações com produtos agressivos, tóxicos e de alto valor agregado.
  • Alta capacidade de desensaque garantindo maior produtividade, podendo ser equipado com esteiras transportadoras de alimentação, batedores de preparação, moega inferior, prensa enfardadeira das embalagens descartadas e sistema de despaletização automático.

Sistema automático de paletização

O sistema paletizador Rankine é um conjunto de máquinas totalmente automático que pode manusear praticamente qualquer tipo de sacos, caixas ou fardos. Seu lay-out é projetado de acordo com a necessidade do cliente, onde células robóticas paletizam produtos embalados formando uma pilha sobre pallets vazios.

Com a pilha montada sobre o pallet, esta será transportada para fora da célula sem qualquer intervenção humana, demonstrando ser a melhor opção quando é necessária flexibilidade e rapidez durante o processo de paletização.

A interface operacional é de última geração e de fácil operação, permitindo aos usuários modificar os padrões de paletização, adicionar novos mosaicos através dos parâmetros de software pré-programados na IHM (inteface homem máquina) tornando a operação rápida e fácil.

Legenda:

  1. Preparador automático da alinhamento da sacaria
  2. Balança para controle (check) de peso do produto embalado
  3. Cortina de luz de segurança na saída do pallet montado
  4. Magazine automático de pallets vazios
  5. Robô de Paletização
  6. Magazine de folhas inferiores para os pallets (se necessário), manuseio por robô. Magazine de folhas superiores para fechamento do pallet (se necessário), manuseio por robô
  7. Variadas ferramentas para o robô, de acordo com a necessidade do projeto do cliente (pinça de vácuo, pinça mecânica, etc.)
  8. Grades de segurança completas com porta de acesso / manutenção interligada
  9. Transportador de embalagens não conformes (se necessário)

Sistema automático de despaletização

O sistema de despaletização destina-se à processos de recebimento de ensacados paletizados. Se utiliza da remoção através de linha robótica que conta com robô de operação, ferramenta de aplicação de vácuo e verificação visual, bem como dispositivos de controle e manipulação. O sistema de despaletização pode ser equipado com mesas de roletes motorizadas para movimentação dos pallets, além de automação de intertravamentos e sistema de segurança NR12. O transportador de roletes encaminha cada pallet individualmente até o sistema de despaletização que, após sua operação, alimenta o sistema de desensaque automático garantindo ao processo confiabilidade, automação e segurança operacional e de processo.

Legenda:

  1. Mesa de roletes tracionada de alimentação do sistema
  2. Robô de despaletização
  3. Sistema de preparação e alinhamento de sacos para alimentação do sistema de desensaque
  4. Sistema de desensaque automático (Automatic Unpacking)
  5. Compactador de sacos – (Compactador equipado com prensa e enfardadeira de descartes)
  6. Área disponível de recebimento de embalagens descartadas
  7. Painéis elétricos de controle e acionamentos

Sistema de manipulação à vácuo

O manipulador a vácuo Rankine é um equipamento projetado para elevação e manuseio de cargas (sacarias, caixas e outros produtos com superfície plana), facilitando no trabalho de seu empilhamento e desempilhamento, principalmente atendendo os requisitos de segurança quanto as normas de ergonomia vigentes, apresentando significativos ganhos de produtividade e segurança operacional.

O manipulador tem capacidade máxima de carga para 25kg, modelo padrão com braço de 4,0 metros de comprimento com articulação central. Para outras capacidades dispomos de garras específicas com capacidades até 80kg, fabricados em aço carbono com pintura epóxi, dispondo de garra com ventosas flexíveis acionadas por geradores de vácuo pneumático, sistema de levantamento por balancim pneumático resistente e com cabo de aço flexível revestido com PU, além de suporte e braço giratório construído em aço carbono ou aço inoxidável 304. Projetado em função do peso, tipo de embalagem e produto a ser manipulado podendo ainda obter a torre articulada de acordo com o layout do cliente.

Vantagens do manipulador RKMV

  • Sistema clean e atual.
  • Baixo consumo de energia.
  • Baixo custo de manutenção.
  • Não necessita de bomba elétrica.
  • Funcionamento apenas com ar comprimido.
  • Montagem fácil.
  • O sistema permite usar o mesmo tipo de garra para uma faixa de embalagens de diferentes pesos, apenas aumentando ou diminuindo o numero de ventosas.